Na manhã de hoje, 13 de novembro, representantes do Instituto Mais Brasil (IMB), IBGPEX, Sindeprestem/PR e Sineepres se reuniram para analisar uma pesquisa realizada com empresas do Paraná sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs) no mercado de trabalho. A análise dos dados abriu portas para o desenvolvimento de novas ações focadas em promover a integração entre empresas e a causa PcD, com ênfase em qualificação profissional e empregabilidade.
Participaram do encontro Jenifer Garvin, diretora executiva do IMB; Jorge Bernardi, presidente do IBGPEX, diretor presidente da Fundação Wilson Picler e membro do Conselho Consultivo do IMB; Rosemary Domingues Suzuki, gerente de projetos sociais do IBGPEX; Fernanda Milane, assistente social; Luiz Mauro Lebelem, superintendente do Sindeprestem-PR e Thiago Luiz de Freitas, cientista político e especialista em pesquisa pela Uninter.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para impulsionar a inclusão de PcDs nas empresas, com o objetivo de fortalecer suas qualificações e ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.
As instituições planejaram novas ações para o início da próxima semana, e que seguirão até 2025, com especial destaque para um grande seminário no próximo ano, que reunirá empresas, sindicatos, Ministério do Trabalho e Procuradoria do Trabalho, além de outras instituições que permeiam a causa PcD, na intenção de sensibilizar a todos e apoiar as empresas no desenvolvimento de práticas inclusivas, promovendo um ambiente corporativo acessível e acolhedor aos PcDs.