“Carreira ou vida pessoal, é necessário escolher?”. Esse e outros dilemas da mulher contemporânea foram abordados na palestra proferida pela psicóloga e coach Marta Naguel, dia 6 de março, em Curitiba (PR) promovida pelo Sindeprestem-PR (sindicato patronal que agrega as empresas prestadoras de serviços), com o apoio do IMB-Instituto Mais Brasil. O evento, no auditório do sindicato, reuniu mulheres de diversos setores atendidos pelo Sindeprestem/PR.
Para o administrador do sindicato, Luiz Mauro Lebelem, “essa palestra é uma forma de motivarmos a reflexão quanto ao papel da mulher no mundo contemporâneo, onde, infelizmente, existem muitas diferenças no campo profissional e pessoal”, disse Mauro. Por sua vez o presidente do IMB, Waldir Rosa destacou a participação do Instituto nos programas desenvolvidos pelo Sindeprestem/PR: “o IMB além de oferecer mais de 200 cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos a diversas categorias profissionais, promove e apoia iniciativas como essa que destaca o Dia Internacional das Mulheres”.
Ao falar sobre os dilemas da mulher moderna, Marta Naguel apresentou números estatísticos quanto a participação da mulher na sociedade, no cenário profissional e as diferenças que ainda se fazem presentes em muitas empresas, onde as mulheres não recebem o merecido reconhecimento, principalmente financeiro. “A mulher é sobrecarregada, ao longo de sua vida, com os vários dilemas que, na verdade, não são dela, e sim de uma sociedade machista e impositiva. Os homens transferem às mulheres a responsabilidade do lar e dos filhos eximindo-se da coparticipação nesses processos. Isso muitas vezes leva a mulher a anular suas pretensões profissionais e carreira. Por isso é importante o empoderamento das mulheres”, disse Marta.
Ao final da palestra, Waldir Rosa agradeceu as participantes e lembrou da importância de se promover encontros como esse, onde, de forma descontraída, foram abordados temas tão significativos. “O IMB está à disposição Sindeprestem/PR e das empresas que integram o sindicato para que sejam promovidas palestras, encontros e seminários sobre os mais variados temas que envolvam o mundo do trabalho”, finalizou ele.