OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL SÃO TEMAS DE PALESTRAS DO IMB

As Mulheres do Incra atentas à campanha Outubro Rosa

 

A palestra Novembro Azul teve a procura de homens e mulheres

 

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul foram temas de palestras promovidas pelo Instituto Mais Brasil na sede do Incra-Instituto de Colonização e Reforma Agrária, em Curitiba, PR. As duas ações foram em parceria com SINEEPRES (sindicato que representa os trabalhadores terceirizados) e do SINDEPRESTEM/PR (sindicato patronal das empresas terceirizadoras de mão de obra). O tema “Outubro Rosa – vamos falar sobre isso” foi apresentado dia 21 de outubro, pela palestrante Michele Jamcoski, que fez um relato de sua vida, as agruras quando diagnosticada com câncer de mama e as etapas de seu tratamento e vivência no Instituto Humsol, onde exerce o cargo de 2ª secretária.
“Foi muito importante a participação familiar dando apoio emocional nesses períodos que foram tão difíceis em minha vida”, relatou Michele. A palestrante também falou sobre a estrutura do Instituto Humsol e dos serviços prestados às mulheres diagnosticadas com câncer. “Quem tem plano de saúde ainda pode contar com serviços diferenciados nos hospitais, mas para as mulheres que dependem do SUS em todas as etapas de exames e tratamento o sofrimento é muito grande, e o instituto está presente, promovendo o acolhimento e dando sustentação emocional a essas mulheres tão guerreiras”.
Câncer de próstata
Preconceitos, dúvidas, tabu, educação familiar, medo e o machismo impedem muitos homens de se submeterem ao exame retal para diagnosticar as condições da próstata e a existência, ou não, de câncer. No Brasil, esse descaso com a saúde do homem faz com que sete à cada 10 homens desenvolvam o câncer de próstata, segundo dados do Ministério da Saúde.
Essas e outras importantes informações foram dadas pela enfermeira Cláudia Diniz , em sua palestra “Novembro Azul, Campanha permanente de prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem”, no dia 18 de novembro. Para essa palestra o IMB contou com a parceria do SINEEPRES, Sindepres/PR e apoio do Instituto Saúde do Trabalhador, do Siemaco-Curitiba (sindicato dos trabalhadores em asseio e conservação de Curitiba) e da Feaconspar (federação que agrega os Siemacos do Paraná).
A enfermeira Cláudia Diniz atua há 11 anos na profissão e conhece, na prática, os malefícios causados pelo câncer de próstata. “ Acompanhei muitos casos onde a doença já estava num estágio bem avançado, e em alguns casos, levando ao óbito do paciente”. E isso poderia ser evitado, pois o exame de rotina, o toque retal, alinhado a outros exames clínicos, como o de sangue, podem apontar anomalias na próstata e com as modernidades da medicina, o tratamento passa a ser pontual, alcançando altos índices de eficiência”, apontou Cláudia. A enfermeira destacou ainda os principais pontos que distanciam os homens dos consultórios, como o preconceito e até mesmo a educação familiar. “Na condição de mães e pais, temos de educar nossos filhos para os cuidados com a saúde, em ambientes onde impera o machismo, o exame do toque retal ainda é visto com um grande tabu e precisamos romper essas barreiras”, disse Cláudia.
A ideia de levar essas palestras do IMB ao Incra, foi de uma associada do SINEEPRES. “Aqui no Incra somos em 32 mulheres terceirizadas em diversos setores, e numa conversa com os dirigentes do SINEEPRES e do IMB, pedimos uma atenção especial a esse tema tão importante para a vida de todas nós”, disse Juliana Ferreira, de 35 anos, que coordena o grupo de terceirizadas no Incra e é filiada do sindicato há dois anos. Juliana parabenizou a Michele Jamcoski por sua palestra vivencial e a organização do evento feita pelo IMB.
O presidente do IMB, Carlos Sato, parabenizou, Juliana Ferreira , por essa iniciativa. “O IMB, o SINEEPRES e o SINDEPRESTEM/PR contam com iniciativas como essas para levarmos essas palestras com temas tão relevantes à saúde das mulheres e dos homens que integram as categorias atendidas pelo IMB”, disse Sato. Ele parabenizou ainda o Instituto Humsol e seu belíssimo trabalho junto às mulheres e destacou ainda a competência multidisciplinar do Instituto Saúde do Trabalhador, integrante do Siemaco-Curitiba. “ O presidente do sindicato e da Feaconspar, Manasses Oliveira, há muito tempo vem investindo nesse instituto para atender os milhares de trabalhadores filiados à entidade. E importante destacar que essa expertise de atendimento à saúde é disponibilizada ao IMB e ao SINEEPRES de forma agregadora, visando sempre o bem-estar desses tantos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou Carlos Sato.
“O IMB foi criado em 2019, durante a negociação coletiva entre o SINEEPRES e o SINDEPRESTEM, com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, e tem como missão promover a formação acadêmica/técnica e a qualificação de trabalhadores e trabalhadoras terceirizados nos vários segmentos produtivos, e essas palestras aqui na sede do Incra, – voltada às trabalhadoras e trabalhadores terceirizados-, reforça nosso compromisso com a sociedade, apresentando e debatendo temas tão relevantes para a vida de todos”, finalizou Sato.

 

Michele Jamcoski
Cláudia Diniz
Carlos Sato


Gostou? Compartilhe!

Conheça nossos cursos, clique aqui e acesse.

Instituto Mais Brasil

Instituto Mais Brasil

Pesquisar

Categorias

  

Cursos EAD

Cursos Presencial

Redes Sociais

  

Newsletter

Assine gratuitamente nossa newsletter e receba as mais importantes informações em seu e-mail.